Gênese da fala do personagem em contos etiológicos inventados por dois alunos recentemente alfabetizados: o jogo entre o oral e o escrito

Autores

  • Lidiane Evangelista Lira Universidade Federal de Alagoas - UFAL Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • Eduardo Calil Universidade Federal de Alagoas - UFAL Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística - PPGLL Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE

Palavras-chave:

Escritura colaborativa, Genética textual, Discurso reportado.

Resumo

Este trabalho descreve as ocorrências de Discurso reportado (DR), formuladas oralmente, durante a produção de contos etiológicos inventados por uma díade de alunos recém-alfabetizados. O corpus analisado foi filmado e coletado em situações reais de sala de aula. A professora solicitou para seus alunos de 7 anos de idade,  agrupados em pares, a produção de um texto único. Selecionamos 10 processos de escritura e seus respectivos manuscritos produzidos pela dupla Caio e Igor. O recorte de análise incidirá sobre os tipos de DR no conjunto de 10 manuscritos desses alunos e exemplificaremos a gênese do DR de um processo de escritura desde sua formulação inicial, até sua textualização. A partir do aporte teórico da Genética Textual e a Linguística da Enunciação evocamos a dimensão processual de escritura em ato, observando o papel de cada um dos alunos para a constituição do DR. Advogaremos que o elevado número de ocorrências de DR no oral (113) em comparação ao escrito (29) parece estar relacionado à complexidade das formas gráficas e enunciativas para sua representação por escrito, dada as perdas de suas possibilidades enunciativas.

 

 

Biografia do Autor

Lidiane Evangelista Lira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE

Aluna de Pós-Graduação (Doutorado) em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Maceió. Realizou estágio de doutoramento na Université de Cergy Pontoise, França de fevereiro de 2014 a janeiro de 2015. Mestre em Educação, com pesquisas em Aquisição da Linguagem, com título obtido na mesma instituição (2011). Graduada em Pedagogia (Licenciatura, séries iniciais) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) desde de 2006. Na interface teórica dos estudos desenvolvidos em Genética Textual, Linguística da Enunciação e Didática da Escrita, tem se dedicado a investigar processos de escritura colaborativa em sala de aula, debruçando-se, em específico, sobre a construção coenunciativa do discurso reportado por alunos recém-alfabetizados. É integrante do grupo de pesquisa Escritura, Texto & Criação (ET&C) e do Laboratório do Manuscrito Escolar (L’ÂME), ambos sob a coordenação do professor Dr. Eduardo Calil. Atualmente, atua como docente na Faculdade Estácio de Alagoas. 

Eduardo Calil, Universidade Federal de Alagoas - UFAL Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística - PPGLL Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE

Eduardo Calil é doutor em Psicolinguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (UNICAMP, 1995) e Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas. Atualmente, lidera o Grupo de Pesquisa Escritura, Texto e Criação (ET&C), dirige o Laboratório do Manuscrito Escolar (LAME) e é pesquisador do CNPq (nível 1D). Fez estágios de pós-doutoramento no Institut des Texts et Manuscrits Modernes – ITEM (2003-2004), no Laboratório de Modèles, Dynamiques, Corpus (MODYCO) da Université Paris Ouest Nanterre La Défense (2010) e foi pesquisador-visitante pelo Fulbright Scholar Program, na Harvard Graduate School of Education (2014). Seus interesses científicos situam-se em torno da alfabetização, da metodologia de ensino de língua escrita e dos processos de escritura em tempo real. Criou o Sistema Ramos (sistema para captura multimodal da escritura em tempo e espaço real, em situações ecológicas. Com apoio da Fapeal, coordena desde 2014, o projeto InterWriting, envolvendo pesquisadores brasileiros, franceses e portugueses.

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Publicado

2017-08-03

Como Citar

LIRA, Lidiane Evangelista; CALIL, Eduardo. Gênese da fala do personagem em contos etiológicos inventados por dois alunos recentemente alfabetizados: o jogo entre o oral e o escrito. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 122–150, 2017. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/27553. Acesso em: 3 jul. 2024.