Genesis of character speaking on tales etiologic invented by two students newly literate: the game between oral and written

Authors

  • Lidiane Evangelista Lira Universidade Federal de Alagoas - UFAL Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • Eduardo Calil Universidade Federal de Alagoas - UFAL Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística - PPGLL Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE

Keywords:

Escritura colaborativa, Genética textual, Discurso reportado.

Abstract

This work seeks to describe the occurrences of orally formulated reported speech (RS), during the production of etiological tales invented by a dyad of recently literate students. The analyzed corpus was filmed and collected in real classroom situations. The teacher asked her 7-year-old students, grouped in pairs, to produce a single text. We selected 10 scripture processes and their manuscripts produced by the dyad Caio and Igor. The analysis frame will focus on the types of RS in a set of 10 manuscripts of this student’s dyad and shall illustrate the genesis of the RS in a writing process from initial formulation to their textualization. In the theoretical framework of Textual Genetics and Enunciation Linguistics, this study will consider the procedural dimension of act while writing, looking at the role of each of the students during the constitution of the RS. We will acknowledge that the high occurrence of oral RS  (113) compared to the written RS (29) seems to be related to the complexity of the graphic and enunciative forms of their representation through writing, given the loss of their enunciation possibilities.

Author Biographies

Lidiane Evangelista Lira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE

Aluna de Pós-Graduação (Doutorado) em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Maceió. Realizou estágio de doutoramento na Université de Cergy Pontoise, França de fevereiro de 2014 a janeiro de 2015. Mestre em Educação, com pesquisas em Aquisição da Linguagem, com título obtido na mesma instituição (2011). Graduada em Pedagogia (Licenciatura, séries iniciais) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) desde de 2006. Na interface teórica dos estudos desenvolvidos em Genética Textual, Linguística da Enunciação e Didática da Escrita, tem se dedicado a investigar processos de escritura colaborativa em sala de aula, debruçando-se, em específico, sobre a construção coenunciativa do discurso reportado por alunos recém-alfabetizados. É integrante do grupo de pesquisa Escritura, Texto & Criação (ET&C) e do Laboratório do Manuscrito Escolar (L’ÂME), ambos sob a coordenação do professor Dr. Eduardo Calil. Atualmente, atua como docente na Faculdade Estácio de Alagoas. 

Eduardo Calil, Universidade Federal de Alagoas - UFAL Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística - PPGLL Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE

Eduardo Calil é doutor em Psicolinguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (UNICAMP, 1995) e Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas. Atualmente, lidera o Grupo de Pesquisa Escritura, Texto e Criação (ET&C), dirige o Laboratório do Manuscrito Escolar (LAME) e é pesquisador do CNPq (nível 1D). Fez estágios de pós-doutoramento no Institut des Texts et Manuscrits Modernes – ITEM (2003-2004), no Laboratório de Modèles, Dynamiques, Corpus (MODYCO) da Université Paris Ouest Nanterre La Défense (2010) e foi pesquisador-visitante pelo Fulbright Scholar Program, na Harvard Graduate School of Education (2014). Seus interesses científicos situam-se em torno da alfabetização, da metodologia de ensino de língua escrita e dos processos de escritura em tempo real. Criou o Sistema Ramos (sistema para captura multimodal da escritura em tempo e espaço real, em situações ecológicas. Com apoio da Fapeal, coordena desde 2014, o projeto InterWriting, envolvendo pesquisadores brasileiros, franceses e portugueses.

Published

2017-08-03

How to Cite

LIRA, Lidiane Evangelista; CALIL, Eduardo. Genesis of character speaking on tales etiologic invented by two students newly literate: the game between oral and written. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 122–150, 2017. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/27553. Acesso em: 23 jul. 2024.