De golpe à abundância: alterações semânticas em expressões designativas do ato de bater
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n3p293Palavras-chave:
Predicação, Figuratividade, Alterações Semânticas.Resumo
Com base em elementos da Semântica Diacrônica e da Semântica Cognitiva, este artigo visa a analisar fatores linguístico-cognitivos envolvidos nas alterações semânticas ocorrentes em expressões designativas do ato de bater, tais como uma paulada, uma porrada, uma cacetada, uma porretada, uma pancada e uma bordoada, seguidas da preposição de, originando expressões que indicam quantidade e intensidade. A partir de uma perspectiva semasiológica (SILVA, 2005), o fenômeno em análise foi investigado em ocorrências identificadas no corpus constituído de expressões averiguadas e identificadas em portal eletrônico, de maneira que os procedimentos e técnicas empregados têm características predominantemente qualitativas, havendo quantificação apenas no que se refere à frequência absoluta e conforme tipificação das expressões, isto é, à frequência relativa. Nossas análises indicam que a predicação por transferência – especialmente do sufixo –ada, enquanto processo sintático-semântico, e a figuratividade – notadamente o traço de intensidade presente nos substantivos que formam as expressões – como processo semântico-cognitivo são fatores identificados responsáveis pelas alterações de sentido nas expressões em foco.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Signum: Estudos da Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.