Você acha que eles não concordam? Sinais de variação produtiva na concordância verbal de Recife
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p189Palavras-chave:
Concordância verbal, Variação, Concordância produtiva.Resumo
: O presente estudo avalia a concordância da 3a pessoa do plural em um corpus estratificado de mulheres de classe média do Recife. O estudo avalia variáveis linguísticas e sociais relacionadas anteriormente com a variação da concordância de número. Os resultados sugerem que entre os fatores linguísticos, a irregularidade morfológica das construções verbais é mais relevante do que o padrão acentual dos verbos como correlato de saliência fônica. Em geral, verbos regulares e marcadores de plurais localizados em sílabas átonas tendem a apresentar taxas mais elevadas de perda de concordância verbal. O tipo de segmento que segue as formas verbais aqui analisadas, também se mostrou importante para ajudar a explicar a variação na concordância; sugerindo que a pausa parece inibir a perda de concordância verbal. É importante notar que os fatores sociais do estudo demonstram que o grupo etário é mais relevante do que o nível de educação formal para explicar a variabilidade na concordância verbal. Estes resultados apoiam a hipótese da existência de um padrão produtivo de concordância de número no Português Brasileiro como sugerido pelos resultados obtidos por Scherre e Naro (2006) e Naro e Scherre (2013) para Rio de Janeiro, bem como Yaconvenco et al. (2012) para Vitória.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Signum: Estudos da Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.