Avaliação em EAD: fortalecendo a aprendizagem com diários de bordo

Autores

  • Christiane Heemann UNIVALI
  • Elisa Correa Santos Townsend UNISC

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p253

Palavras-chave:

Educação a distância, Avaliação formativa, Diários de bordo.

Resumo

 

A avaliação integra o processo de ensino e aprendizagem e sempre possui espaço para discussão nos processos de ensino, exigindo preparo técnico e capacidade de observação por parte dos envolvidos. Na visão de Perrenoud (2004), a avaliação da aprendizagem é um processo mediador na construção do currículo e se encontra relacionada intimamente à gestão da aprendizagem por parte dos alunos. Os métodos de avaliação ocupam um espaço bastante importante no conjunto de práticas pedagógicas, pois avaliar não pode ser um ato que expresse somente um conceito formal e quantitativo. Na Educação a Distância (EAD), a avaliação formativa também precisa ser priorizada e assim evitar a avaliação tradicional realizada por meio de testes de múltipla escolha e com autocorreção. A utilização de diários de bordo na EAD mantém como foco de avaliação o processo e não somente o produto, configurando-se como uma orientação permanente de aprendizagem, tanto para o professor como para o aluno, que assumem, solidariamente, compromissos recíprocos. Este artigo relata uma experiência realizada com diários de bordo em um curso de graduação a distância pela Universidade Aberta do Brasil como forma de avaliação formativa em EAD.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Christiane Heemann, UNIVALI

Possui graduação em Letras Bacharelado Secretário Executivo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Letras Licenciatura pela Universidade Católica de Pelotas (1997), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (1999) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2010). Especialização em Educação - Docência e Tutoria em Educação a Distância pela PUCRS (2012). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, ensino de línguas, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, ensino de línguas, inglês instrumental, comunidades virtuais de aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação. Doutorado sanduíche (CAPES 2009) na University of Bath (UK) sob a orientação de Harry Daniels (CSAT). Larga experiência no ensino superior, tendo trabalhado na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) (1999- 2010) e na FURG (2011). Autora do livro “ Educação a Distância: a formação de comunidade virtuais de aprendizagem” (2014) em co-autoria com Dr. Vilson Leffa. Atualmente é Professora na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Elisa Correa Santos Townsend, UNISC

Especialista em Direito Processual Civil-UFRGS (2014)

Mestranda em Letras-UNISC (2015)

Graduação em Direito (PUCRS/1993)

Cambridge ILEC-Certificada em International Legal English (2015)

Tradutora Jurídica

Professora de Legal English

Consultora da TransLegal para  "Civil Law"

Mediadora-"Rule 31" (Conflict Resolution)-USA

Mediadora em formação CNJ-Conselho Nacional de Justiça

IMI-Int'l Mediation Institute-Membro-The Hague-Netherlands

Comissão de Mediação da OAB-Membro   

Downloads

Publicado

2015-12-10

Como Citar

HEEMANN, C.; TOWNSEND, E. C. S. Avaliação em EAD: fortalecendo a aprendizagem com diários de bordo. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 253–275, 2015. DOI: 10.5433/2237-4876.2015v18n2p253. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21799. Acesso em: 25 abr. 2024.