Avaliação em EAD: fortalecendo a aprendizagem com diários de bordo
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p253Palabras clave:
Educação a distância, Avaliação formativa, Diários de bordo.Resumen
A avaliação integra o processo de ensino e aprendizagem e sempre possui espaço para discussão nos processos de ensino, exigindo preparo técnico e capacidade de observação por parte dos envolvidos. Na visão de Perrenoud (2004), a avaliação da aprendizagem é um processo mediador na construção do currículo e se encontra relacionada intimamente à gestão da aprendizagem por parte dos alunos. Os métodos de avaliação ocupam um espaço bastante importante no conjunto de práticas pedagógicas, pois avaliar não pode ser um ato que expresse somente um conceito formal e quantitativo. Na Educação a Distância (EAD), a avaliação formativa também precisa ser priorizada e assim evitar a avaliação tradicional realizada por meio de testes de múltipla escolha e com autocorreção. A utilização de diários de bordo na EAD mantém como foco de avaliação o processo e não somente o produto, configurando-se como uma orientação permanente de aprendizagem, tanto para o professor como para o aluno, que assumem, solidariamente, compromissos recíprocos. Este artigo relata uma experiência realizada com diários de bordo em um curso de graduação a distância pela Universidade Aberta do Brasil como forma de avaliação formativa em EAD.
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