Web 2.0 e formação de professoras/es de línguas estrangeiras/adicionais : foco em um grupo de estudos virtual

Autores

  • Viviane Pires Viana Silvestre Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Inhumas
  • Rosane Rocha Pessoa UFG

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p423

Palavras-chave:

Grupo de estudos virtual, Web 2.0, Formação de professoras/es de línguas estrangeiras/adicionais.

Resumo

 

No cenário contemporâneo, torna-se cada vez mais urgente refletir sobre como os recursos disponibilizados pelas novas tecnologias de informação e comunicação podem servir à educação e, mais especificamente, à formação de professoras/es. Este estudo, de base qualitativo-interpretativista (Denzin; Lincoln, 2006), reflete sobre possíveis contribuições e limitações do recurso disponibilizado pela Web 2.0 “grupo de estudos virtual”, desenvolvido a partir do grupo de discussão GoogleGroups, para a formação de professoras/es de línguas estrangeiras/adicionais. Para tanto, temos como foco de análise alguns dados das interações virtuais do grupo de estudos “XXX” – Formação de professoras/es de língua estrangeira” e as considerações de algumas/uns de suas/seus participantes, geradas por meio de um questionário semiaberto, acerca desse recurso virtual de formação docente. A análise aponta a relevância desse recurso potencializado pela Web 2.0 para a formação continuada docente e nos incita a buscar maneiras de otimizá-lo, problematizando suas limitações, e ao mesmo tempo de torná-lo mais acessível a outras/os professoras/es de línguas estrangeiras/adicionais.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Viviane Pires Viana Silvestre, Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Inhumas

Professora efetiva de Estágio Supervisionado de Língua Inglesa Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Inhumas

Rosane Rocha Pessoa, UFG

Professora associada de inglês do Departamento de Línguas Estrangeiras da Faculdade de Letras da UFG.

Downloads

Publicado

2015-12-10

Como Citar

SILVESTRE, V. P. V.; PESSOA, R. R. Web 2.0 e formação de professoras/es de línguas estrangeiras/adicionais : foco em um grupo de estudos virtual. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 423–448, 2015. DOI: 10.5433/2237-4876.2015v18n2p423. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/20557. Acesso em: 2 maio. 2024.