Web 2.0 e formação de professoras/es de línguas estrangeiras/adicionais : foco em um grupo de estudos virtual
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p423Palavras-chave:
Grupo de estudos virtual, Web 2.0, Formação de professoras/es de línguas estrangeiras/adicionais.Resumo
No cenário contemporâneo, torna-se cada vez mais urgente refletir sobre como os recursos disponibilizados pelas novas tecnologias de informação e comunicação podem servir à educação e, mais especificamente, à formação de professoras/es. Este estudo, de base qualitativo-interpretativista (Denzin; Lincoln, 2006), reflete sobre possíveis contribuições e limitações do recurso disponibilizado pela Web 2.0 “grupo de estudos virtual”, desenvolvido a partir do grupo de discussão GoogleGroups, para a formação de professoras/es de línguas estrangeiras/adicionais. Para tanto, temos como foco de análise alguns dados das interações virtuais do grupo de estudos “XXX” – Formação de professoras/es de língua estrangeira” e as considerações de algumas/uns de suas/seus participantes, geradas por meio de um questionário semiaberto, acerca desse recurso virtual de formação docente. A análise aponta a relevância desse recurso potencializado pela Web 2.0 para a formação continuada docente e nos incita a buscar maneiras de otimizá-lo, problematizando suas limitações, e ao mesmo tempo de torná-lo mais acessível a outras/os professoras/es de línguas estrangeiras/adicionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.