O papel da gramática nos livros didáticos de língua portuguesa: um olhar sobre o ensino da oração subordinada adjetiva
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n2p327Palavras-chave:
ensino de gramática, análise de livro didático, funcionalismoResumo
Estuda-se, neste artigo, o modo como os livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático-2014, abordam o ensino de gramática. Para isso, partimos inicialmente da comparação entre a proposta dos manuais quanto ao ensino da gramática e o que se efetivou no livro do aluno, mais especificamente em relação ao tratamento dado ao ensino da oração adjetiva. Propomos, a partir de estudos sobre a descrição funcional da oração adjetiva, verificar como alguns aspectos descritivos podem ser usados no ensino da oração adjetiva, visando o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Para tanto, toma-se como arcabouço teórico as diferentes concepções de gramática propostas em Travaglia (2009, 2011) e a Gramática Discursivo-Funcional (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008). O estudo aponta a importância de se enfatizar, no ensino, o papel coesivo estabelecido pelo pronome relativo prefaciador da oração subordinada adjetiva, de se entender a adjetiva explicativa a partir de sua função argumentativa e de se rever a distinção entre os subtipos de orações adjetivas a partir do critério de omissão da oração subordinada.Downloads
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