O papel da gramática nos livros didáticos de língua portuguesa: um olhar sobre o ensino da oração subordinada adjetiva

Autores/as

  • Aliana Lopes Câmara Instituto de Biociência, Letras e Ciências Exatas
  • Lília Santos Abreu-Tardelli Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n2p327

Palabras clave:

ensino de gramática, análise de livro didático, funcionalismo

Resumen

Estuda-se, neste artigo, o modo como os livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático-2014, abordam o ensino de gramática. Para isso, partimos inicialmente da comparação entre a proposta dos manuais quanto ao ensino da gramática e o que se efetivou no livro do aluno, mais especificamente em relação ao tratamento dado ao ensino da oração adjetiva. Propomos, a partir de estudos sobre a descrição funcional da oração adjetiva, verificar como alguns aspectos descritivos podem ser usados no ensino da oração adjetiva, visando o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Para tanto, toma-se como arcabouço teórico as diferentes concepções de gramática propostas em Travaglia (2009, 2011) e a Gramática Discursivo-Funcional (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008). O estudo aponta a importância de se enfatizar, no ensino, o papel coesivo estabelecido pelo pronome relativo prefaciador da oração subordinada adjetiva, de se entender a adjetiva explicativa a partir de sua função argumentativa e de se rever a distinção entre os subtipos de orações adjetivas a partir do critério de omissão da oração subordinada.

Biografía del autor/a

Aliana Lopes Câmara, Instituto de Biociência, Letras e Ciências Exatas

Aluna de Doutorado na área de Análise Linguística (Descrição Funcional de Língua Oral e Escrita).

Lília Santos Abreu-Tardelli, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas

Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (Área: Linguística Aplicada)

Publicado

2014-12-26

Cómo citar

CÂMARA, Aliana Lopes; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. O papel da gramática nos livros didáticos de língua portuguesa: um olhar sobre o ensino da oração subordinada adjetiva. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 327–353, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n2p327. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18125. Acesso em: 3 jul. 2024.