Uma análise discursiva das questões de leitura da avaliação do saems
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p234Palavras-chave:
Leitura, Avaliação externa, Textos, Discurso.Resumo
A leitura se caracteriza, nesta investigação, como um processo discursivo em que considera o sujeito leitor como produtor de significados, considerando toda a situação sócio-histórica-ideológica em que o leitor e autor estão inseridos. Nessa perspectiva, pretendemos discutir alguns conceitos presentes no debate acadêmico sobre a avaliação externa e sua relação com as políticas públicas, destacando os seguintes objetivos específicos: conceituar avaliação externa de Língua portuguesa em MS (SAEMS) e analisar as questões de leitura aplicadas ao 3º ano do Ensino Médio, com o fito de verificar se estas questões estão em consonância com as atuais concepções de leitura. A presente pesquisa verificou que os textos exigidos na avaliação externa do SAEMS trazem interpretação com respostas objetivas, com respostas prontas e acabadas, não fazem com que o aluno/leitor seja sujeito atuante diante do texto exigido, portanto, não se pode afirmar que contribuem para comprovar se o aluno é ou não leitor.
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