Citações de fontes externas nas melhores redações da FUVEST (1999-2013)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p121Palavras-chave:
Redação de vestibular, Citação, Intertextualidade.Resumo
Este artigo apresenta resultados da análise de 722 redações consideradas como melhores pela Fundação Universitária para o Vestibular da Universidade de São Paulo nos vestibulares dos anos 1999 a 2013 quanto ao uso de citações de fontes não pertencentes às propostas de redação dos processos seletivos. Foram objetivos do exame realizado: descrever a incidência de textos com citações de fontes externas, identificar os autores externos mais citados, retratar o percurso do número de autores externos citados nas redações. Como resultado da análise, observaram-se citações de fontes externas em textos de todos os vestibulares ponderados e constatou-se um aumento no uso desse recurso: no vestibular de 1999, 13,7% dos textos continham citações de fontes externas; no de 2013, esse número saltou para 92,6%. Verificou-se, além disso, que a trajetória de autores citados ao longo dos vestibulares e o conjunto do corpus mostram a preferência dos candidatos por pensadores estrangeiros como Aristóteles. Ademais, observaram-se em todos os vestibulares tanto textos sem a presença de autores externos como textos com grandes números desses autores citados, constatou-se um aumento na média de autores externos citados por redação e verificou-se uma mudança na moda de 0 para 1 autor externo citado por redação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.