Ideologia e ensino de língua inglesa: relações e implicações
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p303Palavras-chave:
Ideologia, Ensino de LI, Discurso.Resumo
Sob a premissa de que todo discurso possui essência política, sendo ideológico por natureza, discutimos neste artigo conceitos de ideologia e sua relação com o ensino de língua inglesa (LI). Sendo a linguagem mediadora de ideologias, não há como enxergar o ensino de línguas como um exercício neutro, mas como prática igualmente politizada. O conceito de ideologia e sua relação com a língua(gem) e o discurso são inicialmente elucidados. Para isso, nos valemos das contribuições teóricas de Bakhtin, Foucault e Fairclough. Num segundo momento, nos dedicamos a traçar um resumido percurso histórico da expansão da LI até alcançar seu atual status de língua franca e utilizamos como suporte teórico os estudos de Crystal e McKay, entre outros. Somando voz às pesquisas de Rajagopalan, Siqueira e Kumaravadivelu, lançamos o olhar sobre a intrínseca relação da ideologia e o ensino de LI para, por fim, identificarmos as possíveis implicações pedagógicas decorridas dessa relação.
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