Sequência didática e gêneros textuais: uma proposta pedagógica

Autores

  • Sheilla Andrade Souza Universidade de Brasília Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro
  • Maria da Glória Magalhães dos Reis Universidade de Brasília UNB

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n2p32

Palavras-chave:

Ensino de inglês. Sequência didática. Gêneros textuais.

Resumo

O presente trabalho pretende apresentar um recorte de uma pesquisa de mestrado que foi desenvolvida junto ao Departamento de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília. Tivemos como objetivo desenvolver e implementar uma proposta pedagógica para o ensino de inglês, fundamentada em gêneros textuais e ancorada nos princípios da sequência didática, temas esses que nos propomos a discutir neste texto. Apoiamo-nos na concepção de que toda manifestação oral ou escrita acontece por meio de textos e que esses textos se materializam em forma de gêneros textuais orais e escritos. Assim, diante de uma sociedade marcada por mudanças no campo das novas tecnologias, os gêneros se modificam e se transformam; novos aparecem, outros desaparecem, de maneira tal que, aos gêneros, passam a incorporar outros códigos semióticos que não somente o verbal. Organizamos este artigo da seguinte maneira: em um primeiro momento, apresentaremos reflexões relacionadas aos gêneros textuais e à sequência didática. Em seguida, faremos uma breve explicação referente à metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa, a saber: a pesquisa-ação. Relataremos e discutiremos como nossa proposta pedagógica foi implementada e fundamentada nos princípios da sequência didática, intercalando com os dados coletados por meio do questionário e do diário de bordo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheilla Andrade Souza, Universidade de Brasília Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (2013). Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino de Língua Estrangeira pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga (2003). Graduada em Letras/Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga (2002). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro câmpus de Paracatu. Desenvolve pesquisa na área do ensino de línguas para fins específicos dentro da perspectiva dos novos e múltiplos letramentos e da multimodalidade. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa e cursos de aperfeiçoamento para não nativos nas seguintes instituições: Harvard University - Faculty of Arts and Sciences; Cape Cod Community College and Kaplan International.

Maria da Glória Magalhães dos Reis, Universidade de Brasília UNB

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), mestrado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (2008). Foi leitora de português na Université de Franche-Comté ministrando também cursos de francês para estrangeiros e de teatro brasileiro para o curso de Artes do Espetáculo. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET), da UnB - Universidade de Brasília, atuando na área de ensino de língua estrangeira. Realiza pesquisas sobre discursos orais e desenvolvimento da oralidade, subjetividade e identidade em LE. 

Downloads

Publicado

2014-12-26

Como Citar

SOUZA, Sheilla Andrade; REIS, Maria da Glória Magalhães dos. Sequência didática e gêneros textuais: uma proposta pedagógica. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 32–64, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n2p32. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17532. Acesso em: 1 jan. 2025.