O que motiva graduandos a iniciar um curso de inglês a distância?
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p245Keywords:
motivação, crenças, ensino a distânciaAbstract
O que é motivação? O que motiva estudantes a se inscreverem em um curso de inglês a distância? Qual o papel da motivação no ensino e aprendizagem de línguas? Como crenças, expectativas e motivação dialogam entre si no estudo de inglês a distância? Essas questões guiam as reflexões a serem fomentadas no presente artigo. A motivação é um construto ímpar a instigar a aprendizagem prolífera de uma língua estrangeira. No que concerne à aprendizagem a distância, o estudo da motivação se faz ainda mais premente ao nos auxiliar na busca pela compreensão dos fatores que determinam a adesão e a permanência de alunos em tais cursos e o sucesso na obtenção de seus resultados. Seguimos como referencial teórico as definições e teorias de motivação evocadas em Linguística Aplicada (PINTRICH; SCHUNK, 1996; WILLIAMS; BURDEN, 1997; GARDNER et al., 2004; DÖRNYEI, 2005 DÖRNYEI; USHIODA, 2011) e suas interconexões com outros construtos influenciadores do processo de ensino e aprendizagem de línguas, a saber, crenças e expectativas. Neste artigo, visamos entrever quais são as motivações, expectativas e crenças de estudantes ao ingressar no IngRede, um curso de inglês instrumental a distância, além de analisar de que modo tais aspectos interagem em um ambiente virtual de aprendizagem e como suas influências podem ser inferidas nesse contexto. Palavras-chave: Motivação. Crenças. Ensino a distância.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-06-30
How to Cite
COSTA RIBAS, Fernanda; MANZAN PERINE, Cristiane. O que motiva graduandos a iniciar um curso de inglês a distância?. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 245–271, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n1p245. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17496. Acesso em: 8 dec. 2025.
Issue
Section
Article
License
Copyright (c) 2025 Fernanda Costa Ribas, Cristiane Manzan Perine

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This journal reserves the right to make, in the originals, normative, orthographic and grammatical modifications in order to maintain the standard language and the credibility of the publication. It will respect, however, the authors' style of writing. Modifications, corrections and suggestions of conceptual order will be forwarded to the authors, if necessary. In these cases, the papers, once appropriate, should be submitted to a new appreciation. The final examinations will not be forwarded to the authors. Works published become property of Signum, being its total or partial reprint subject to an explicit authorization of the journal. In all subsequent quotes the original source of publication should be mentioned, in case, in Photographic Discourse. Opinions emitted by the authors are their exclusive responsibility.










