O que motiva graduandos a iniciar um curso de inglês a distância?

Autores

  • Fernanda Costa Ribas Professora adjunto 3 da Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Letras e Linguística
  • Cristiane Manzan Perine Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p245

Palavras-chave:

motivação, crenças, ensino a distância

Resumo

O que é motivação? O que motiva estudantes a se inscreverem em um curso de inglês a distância? Qual o papel da motivação no ensino e aprendizagem de línguas? Como crenças, expectativas e motivação dialogam entre si no estudo de inglês a distância? Essas questões guiam as reflexões a serem fomentadas no presente artigo. A motivação é um construto ímpar a instigar a aprendizagem prolífera de uma língua estrangeira. No que concerne à aprendizagem a distância, o estudo da motivação se faz ainda mais premente ao nos auxiliar na busca pela compreensão dos fatores que determinam a adesão e a permanência de alunos em tais cursos e o sucesso na obtenção de seus resultados. Seguimos como referencial teórico as definições e teorias de motivação evocadas em Linguística Aplicada (PINTRICH; SCHUNK, 1996; WILLIAMS; BURDEN, 1997; GARDNER et al., 2004; DÖRNYEI, 2005 DÖRNYEI; USHIODA, 2011) e suas interconexões com outros construtos influenciadores do processo de ensino e aprendizagem de línguas, a saber, crenças e expectativas. Neste artigo, visamos entrever quais são as motivações, expectativas e crenças de estudantes ao ingressar no IngRede, um curso de inglês instrumental a distância, além de analisar de que modo tais aspectos interagem em um ambiente virtual de aprendizagem e como suas influências podem ser inferidas nesse contexto. Palavras-chave: Motivação. Crenças. Ensino a distância.

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Biografia do Autor

Fernanda Costa Ribas, Professora adjunto 3 da Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Letras e Linguística

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista de São José do Rio Preto (2002) e doutorado em Estudos Linguísticos, área de Linguística Aplicada também pela UNESP (2008). Doutorado sanduíche (CAPES) em Educação pela Universidade de Maryland (2007). Coordena o grupo de pesquisa: Cognição, afetividade e letramento crítico. É professora adjunta do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, onde trabalha na área de língua inglesa, metodologias de ensino e estágio supervisionado. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: motivação, ansiedade, crenças, autocrenças, ensino de inglês nas escolas públicas e formação de professores.

Cristiane Manzan Perine, Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mestrado em Estudos Linguísticos pela mesma instituição. É membro do grupo de pesquisa: Cognição, afetividade e letramento crítico (GPCAL). Atualmente, é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) onde trabalha na área de língua inglesa/portuguesa. Também é professora (CAPES) do Núcleo de Línguas (NucLi) do programa Inglês sem Fronteiras (IsF-UFU).

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Publicado

2014-06-30

Como Citar

COSTA RIBAS, Fernanda; MANZAN PERINE, Cristiane. O que motiva graduandos a iniciar um curso de inglês a distância?. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 245–271, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n1p245. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17496. Acesso em: 8 out. 2024.