O desafio de aprender a aprender na formação de professores de línguas estrangeiras
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p44Palavras-chave:
Aprender a Aprender, estratégias de aprendizagem, avaliação do uso de estratégias.Resumo
Embora estudos teóricos sobre estratégias de aprendizagem sejam comuns nas publicações da área do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, são menos frequentes pesquisas que visem avaliar o uso dessas estratégias a médio e longo prazo. O presente estudo analisa o impacto da disciplina “Aprender a Aprender Línguas Estrangeiras”, incluída há poucos anos na licenciatura de Letras (inglês e francês), observando em que medida os diferentes tipos de estratégias ensinados foram incorporados na rotina dos professores em formação. São tratados dados quantitativos provenientes de um questionário e dados qualitativos oriundos de narrativas escritas de aprendentes na fase mediana do curso. Os resultados mostram uma clara ampliação do uso das estratégias, com destaque às metacognitivas, mas também evidencia os desafios que o desenvolvimento de uma postura reflexiva impõe no contexto brasileiro, apontando para os benefícios, por um lado, de um ensino estratégico integrado ao ensino da língua e, por outro, de uma regência de aulas mais precoce.
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