O desafio de aprender a aprender na formação de professores de línguas estrangeiras
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p44Keywords:
Aprender a Aprender, estratégias de aprendizagem, avaliação do uso de estratégias.Abstract
Embora estudos teóricos sobre estratégias de aprendizagem sejam comuns nas publicações da área do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, são menos frequentes pesquisas que visem avaliar o uso dessas estratégias a médio e longo prazo. O presente estudo analisa o impacto da disciplina “Aprender a Aprender Línguas Estrangeiras”, incluída há poucos anos na licenciatura de Letras (inglês e francês), observando em que medida os diferentes tipos de estratégias ensinados foram incorporados na rotina dos professores em formação. São tratados dados quantitativos provenientes de um questionário e dados qualitativos oriundos de narrativas escritas de aprendentes na fase mediana do curso. Os resultados mostram uma clara ampliação do uso das estratégias, com destaque às metacognitivas, mas também evidencia os desafios que o desenvolvimento de uma postura reflexiva impõe no contexto brasileiro, apontando para os benefícios, por um lado, de um ensino estratégico integrado ao ensino da língua e, por outro, de uma regência de aulas mais precoce.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This journal reserves the right to make, in the originals, normative, orthographic and grammatical modifications in order to maintain the standard language and the credibility of the publication. It will respect, however, the authors’ style of writing. Modifications, corrections and suggestions of conceptual order will be forwarded to the authors, if necessary. In these cases, the papers, once appropriate, should be submitted to a new appreciation. The final examinations will not be forwarded to the authors. Works published become property of Signum, being its total or partial reprint subject to an explicit authorization of the journal. In all subsequent quotes the original source of publication should be mentioned, in case, in Photographic Discourse. Opinions emitted by the authors are their exclusive responsibility.