A Argumentação Oral em Gênero de Divulgação Científica

análise intersemiótica de materiais multimodais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n1p66

Palavras-chave:

Oralidade, Argumentação multimodal, Opinião

Resumo

Este artigo está vinculado às pesquisas realizadas no âmbito do Mestrado Profissional em Letras e objetiva discutir como aspectos vinculados à oralidade, identificados em dois vídeos de divulgação científica em circulação no YouTubeBR, produzidos em torno do tema fake news, estão articulados a outras semioses na composição de opiniões que visam à adesão de adolescentes e jovens às ideias veiculadas em dois diferentes canais. Com base em conceitos do campo da conversação e da linguística textual, é proposto um procedimento metodológico que orienta a compor análises da oralidade combinadas com a complementaridade intersemiótica de materialidades multimodais. Os resultados apontam que acompanhar a organização do fluxo e tópico discursivo colabora com a compreensão das operações de filtragem e da saliência, ambas associadas às características próprias de produções audiovisuais, além de registrar o tipo de raciocínio privilegiado em cada uma. Entende-se que a identificação desses recursos linguístico-discursivos pode servir de referência para a composição de práticas pedagógicas voltadas à compreensão da argumentação oral.

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Biografia do Autor

Isabel Cristina Michelan Azevedo, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo - USP (2009). Professora Doutora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Contato: icmazevedo2@gmail.com

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Publicado

2023-08-11

Como Citar

AZEVEDO, I. C. M. A Argumentação Oral em Gênero de Divulgação Científica: análise intersemiótica de materiais multimodais. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 66–79, 2023. DOI: 10.5433/2237-4876.2023v26n1p66. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/47322. Acesso em: 6 maio. 2024.