A duração como correlato acústico do acento de palavra no português brasileiro e no espanhol: desafios para o ensino de suprassegmentais e preparação de material didático

Autores

  • Letania Patricio Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p74

Palavras-chave:

duração, suprassegmentais, material didático

Resumo

O presente artigo segue a linha da linguística contrastiva e tem o objetivo de analisar o mecanismo de contraste entre sílabas tônicas e átonas, no Português Brasileiro (PB) e no Espanhol, no que diz respeito à duração, e de discutir as implicações dos resultados obtidos para a construção de material didático. Resultados indicam que a duração opera de forma mais constante e sistemática como correlato de proeminência lexical no Português. Por aportar uma análise contrastiva entre as duas línguas, esse trabalho fornece informações detalhadas e úteis sobre suprassegmentais. O uso destas informações, tanto de forma implícita como explícita, pode ser de grande benefício para alunos e professores que trabalham com ambas as línguas. A inclusão de tais informações na preparação de material didático pode potencializar o aprendizado e facilitar o uso de suprassegmentais na L2. Palavras-chave: Duração. Suprassegmentais. Material didático.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Letania Patricio Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), mestrado em Línguas Latinas - University of Georgia (2000) e doutorado em Linguística - University of Illinois at Urbana-Champaing (2008). Sua pesquisa, na área de fonética e fonologia, se enfoca na análise acústica, na aquisição da linguagem e em estudos comparativos entre as línguas. Atualmente é pesquisadora bolsista CNPq/FACEPE vinculada à UFPE.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

FERREIRA, L. P. A duração como correlato acústico do acento de palavra no português brasileiro e no espanhol: desafios para o ensino de suprassegmentais e preparação de material didático. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 74–101, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n1p74. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17451. Acesso em: 30 abr. 2024.