Novos letramentos: perspectivas atuais para o ensino de inglês como língua estrangeira1

Autores

  • Andréa Machado de Almeida Mattos Faculdade de Letras Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p102

Palavras-chave:

Novos Letramentos, Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, Formação de Professores

Resumo

Os novos letramentos abarcam uma noção de linguagem como prática social (BRANDT; CLINTON, 2002) e a compreensão de que é necessário proporcionar o desenvolvimento do senso crítico dos cidadãos/ alunos (BRASIL, 2006), objetivando a mudança social. Este texto tem por objetivo introduzir as teorias de Novos Letramentos (STREET, 1984; LANKSHEAR; KNOBEL, 2003; BAYNHAM; PRINSLOO, 2009) e sua relevância para pesquisas no campo do ensino de inglês como língua estrangeira e da formação do professor. Para tanto, apresenta e discute um grupo de teorias recentes que servem de fundamentação teórica para uma possível mudança epistemológica no ensino de inglês como língua estrangeira, principalmente em contextos de escola pública. Palavras-chave: Novos letramentos. Ensino de inglês como língua estrangeira. Formação de professores.

Biografia do Autor

Andréa Machado de Almeida Mattos, Faculdade de Letras Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2011), com período de estágio de doutorado (doutorado sanduiche) na University of Manitoba, em Winnipeg, no Canadá (2009). Possui especialização em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998) e mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua principalmente nos seguintes temas: linguística aplicada, ensino de língua inglesa, desenvolvimento do professor de língua estrangeira, pesquisa em sala de aula, reflexão crítica e novos letramentos.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

MATTOS, Andréa Machado de Almeida. Novos letramentos: perspectivas atuais para o ensino de inglês como língua estrangeira1. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 102–129, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n1p102. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17354. Acesso em: 3 jul. 2024.