Novos letramentos: perspectivas atuais para o ensino de inglês como língua estrangeira1
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p102Palavras-chave:
Novos Letramentos, Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, Formação de ProfessoresResumo
Os novos letramentos abarcam uma noção de linguagem como prática social (BRANDT; CLINTON, 2002) e a compreensão de que é necessário proporcionar o desenvolvimento do senso crítico dos cidadãos/ alunos (BRASIL, 2006), objetivando a mudança social. Este texto tem por objetivo introduzir as teorias de Novos Letramentos (STREET, 1984; LANKSHEAR; KNOBEL, 2003; BAYNHAM; PRINSLOO, 2009) e sua relevância para pesquisas no campo do ensino de inglês como língua estrangeira e da formação do professor. Para tanto, apresenta e discute um grupo de teorias recentes que servem de fundamentação teórica para uma possível mudança epistemológica no ensino de inglês como língua estrangeira, principalmente em contextos de escola pública. Palavras-chave: Novos letramentos. Ensino de inglês como língua estrangeira. Formação de professores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Andréa Machado de Almeida Mattos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










