Interferências da oralidade na produção escrita de acadêmicos de letras

Autores

  • Patrícia Cristina Oliveira Duarte Universidade Estadual do Norte do Paraná (Docente) e Universidade Estadual de Londrina (estudante de pós-graduação)
  • Joyce Elaine Almeida Baronas Universidade Estadual de Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n2p144

Palavras-chave:

Texto escrito, Desvio da norma, Oralidade.

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é discutir a interferência da oralidade na produção escrita de graduandos, verificando as marcas mais recorrentes. Para dar conta da investigação a que nos propomos, apresentamos considerações a respeito da variação linguística, relacionando-a ao ensino de língua portuguesa no Brasil. Na sequência, discorremos sobre os desvios da norma em textos escritos. Finalmente, apresentamos a análise do corpus, constituído por 48 textos de acadêmicos de Letras. A análise dos dados evidencia similaridade de desvios da norma em textos de alunos da zona urbana e textos de alunos da zona rural, confirmando novas tendências no português brasileiro. No entanto, o estudo permite concluir que, apesar de semelhanças, há desvios restritos à produção escrita dos alunos pertencentes à zona rural, dada a transposição de marcas estigmatizadas do dialeto caipira.  Dessa forma, os resultados obtidos comprovam a interferência da oralidade na produção escrita, mesmo em textos de acadêmicos que, supostamente, deveriam dominar a norma padrão idealizada.

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Biografia do Autor

Patrícia Cristina Oliveira Duarte, Universidade Estadual do Norte do Paraná (Docente) e Universidade Estadual de Londrina (estudante de pós-graduação)

Centro de Letras Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná, área de Ensino de Língua Portuguesa.

Joyce Elaine Almeida Baronas, Universidade Estadual de Londrina.

Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas. Área de ensino de língua portuguesa.

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Publicado

2014-12-26

Como Citar

DUARTE, Patrícia Cristina Oliveira; ALMEIDA BARONAS, Joyce Elaine. Interferências da oralidade na produção escrita de acadêmicos de letras. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 144–165, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n2p144. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/15696. Acesso em: 12 nov. 2024.