Formação docente e a fonética e fonologia: o ensino da ortografia
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p237Palavras-chave:
Ortografia. Livro didático. Formação Docente.Resumo
O presente artigo é uma discussão a respeito do ensino da ortografia, com foco nos ciclos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano). Essa discussão é pautada na análise de atividades do livro didático “Português Linguagens” (MAGALHÃES; CEREJA, 2009). Primeiramente, apresentamos uma breve exposição a respeito das características do sistema ortográfico do português brasileiro, das suas regularidades e irregularidades, para, em seguida, verificar como o livro aborda as normas ortográficas. A análise objetiva encaminhar uma reflexão sobre o trabalho e formação docente, uma vez que o professor deve ter a habilidade de avaliar as propostas dos livros didáticos. Concluímos que a preocupação com a ortografia é periférica nesses livros, nos quais o foco é o uso de algumas letras que se encontram em contextos competitivos. Em virtude disso, insistimos na necessidade de uma boa formação, na qual a disciplina de Fonética e Fonologia e seus modelos baseados no uso desempenham importante papel.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.