Formação docente e a fonética e fonologia: o ensino da ortografia
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p237Keywords:
Ortografia. Livro didático. Formação Docente.Abstract
O presente artigo é uma discussão a respeito do ensino da ortografia, com foco nos ciclos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano). Essa discussão é pautada na análise de atividades do livro didático “Português Linguagens” (MAGALHÃES; CEREJA, 2009). Primeiramente, apresentamos uma breve exposição a respeito das características do sistema ortográfico do português brasileiro, das suas regularidades e irregularidades, para, em seguida, verificar como o livro aborda as normas ortográficas. A análise objetiva encaminhar uma reflexão sobre o trabalho e formação docente, uma vez que o professor deve ter a habilidade de avaliar as propostas dos livros didáticos. Concluímos que a preocupação com a ortografia é periférica nesses livros, nos quais o foco é o uso de algumas letras que se encontram em contextos competitivos. Em virtude disso, insistimos na necessidade de uma boa formação, na qual a disciplina de Fonética e Fonologia e seus modelos baseados no uso desempenham importante papel.Downloads
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Published
2012-06-19
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HAUPT, Carine. Formação docente e a fonética e fonologia: o ensino da ortografia. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 237–256, 2012. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n2p237. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13053. Acesso em: 4 jan. 2025.
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