Entretecendo vozes na (re)escrita de diários reflexivos de professores de línguas em formação inicial

Autores

  • Cristiane Carvalho de Paula Brito Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p65

Palavras-chave:

Produção escrita. Representações. Formação de professor.

Resumo

Ancorados na Análise do Discurso de linha francesa em sua interface com a Linguística Aplicada, este trabalho se propõe a analisar o processo de (re)escrita de diários reflexivos produzidos por professores em formação inicial, no estágio supervisionado de língua inglesa, a partir das intervenções feitas pela professora supervisora. Parte-se do pressuposto de que tal processo se orienta pela alteridade, isto é, pelo jogo de imagens (de si, do outro, da escrita etc) que inevitavelmente se estabelece nos contextos enunciativos. Nesse sentido, por meio de um gesto de leitura que leva em conta a opacidade da linguagem e a heterogeneidade dos sujeitos, interessam-nos investigar não somente os recursos linguístico-textuais utilizados pelos sujeitos na reformulação de seus textos, mas sobretudo as representações que os professores em formação inicial fazem acerca desse gênero e que incidem na organização de seus dizeres e na mobilização de vozes oriundas de diferentes regiões discursivas. Por fim, propomo-nos também a problematizar a relevância do gênero diário reflexivo na formação do professor e o papel da escrita como instrumento formador.

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Publicado

2012-06-19

Como Citar

BRITO, Cristiane Carvalho de Paula. Entretecendo vozes na (re)escrita de diários reflexivos de professores de línguas em formação inicial. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 65–83, 2012. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n2p65. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13028. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos