Entretecendo vozes na (re)escrita de diários reflexivos de professores de línguas em formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p65Palabras clave:
Produção escrita. Representações. Formação de professor.Resumen
Ancorados na Análise do Discurso de linha francesa em sua interface com a Linguística Aplicada, este trabalho se propõe a analisar o processo de (re)escrita de diários reflexivos produzidos por professores em formação inicial, no estágio supervisionado de língua inglesa, a partir das intervenções feitas pela professora supervisora. Parte-se do pressuposto de que tal processo se orienta pela alteridade, isto é, pelo jogo de imagens (de si, do outro, da escrita etc) que inevitavelmente se estabelece nos contextos enunciativos. Nesse sentido, por meio de um gesto de leitura que leva em conta a opacidade da linguagem e a heterogeneidade dos sujeitos, interessam-nos investigar não somente os recursos linguístico-textuais utilizados pelos sujeitos na reformulação de seus textos, mas sobretudo as representações que os professores em formação inicial fazem acerca desse gênero e que incidem na organização de seus dizeres e na mobilização de vozes oriundas de diferentes regiões discursivas. Por fim, propomo-nos também a problematizar a relevância do gênero diário reflexivo na formação do professor e o papel da escrita como instrumento formador.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.