O processo de formação de professores por meio da educação a distância: uma experiência pioneira
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2016v37n1p23Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação a Distância, Metodologia e estratégias didáticas, Tecnologias de Informação e Comunicação, Ambiente Virtual de Aprendizagem.Resumo
O presente texto expõe de forma sucinta as ações realizadas no processo de formação e as parcerias estabelecidas para a concretização do pioneiro processo educacional de cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) da Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR). O delineamento metodológico foi desenvolvido segundo a Abordagem Qualitativa do tipo Pesquisa-Ação, que prioriza o desenvolvimento e a análise do processo juntamente com o “significado” que as pessoas dão às coisas e à sua vida do que propriamente o produto em si. Os dados coletados por meio dos questionários aplicados ao final do curso sinalizam as impressões (positivas e críticas construtivas) que recebemos e os significados que cursistas vivenciaram (depoimentos, chats, fóruns de discussão, projetos) nos cursos oferecidos. A experiência vivenciada nestes três cursos: Ambiente Virtual de Aprendizagem (60 horas); Tutoria em EAD (60 horas) e Material Didático em EAD (60 horas), desde a sua concepção até a sua efetiva conclusão, nos fazem pensar que estamos no caminho certo e que por meio das TDIC, novos horizontes podem se abrir para a instituição a curto e a médio prazo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.