O processo de formação de professores por meio da educação a distância: uma experiência pioneira
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2016v37n1p23Palabras clave:
Formação de Professores, Educação a Distância, Metodologia e estratégias didáticas, Tecnologias de Informação e Comunicação, Ambiente Virtual de Aprendizagem.Resumen
O presente texto expõe de forma sucinta as ações realizadas no processo de formação e as parcerias estabelecidas para a concretização do pioneiro processo educacional de cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) da Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR). O delineamento metodológico foi desenvolvido segundo a Abordagem Qualitativa do tipo Pesquisa-Ação, que prioriza o desenvolvimento e a análise do processo juntamente com o “significado” que as pessoas dão às coisas e à sua vida do que propriamente o produto em si. Os dados coletados por meio dos questionários aplicados ao final do curso sinalizam as impressões (positivas e críticas construtivas) que recebemos e os significados que cursistas vivenciaram (depoimentos, chats, fóruns de discussão, projetos) nos cursos oferecidos. A experiência vivenciada nestes três cursos: Ambiente Virtual de Aprendizagem (60 horas); Tutoria em EAD (60 horas) e Material Didático em EAD (60 horas), desde a sua concepção até a sua efetiva conclusão, nos fazem pensar que estamos no caminho certo e que por meio das TDIC, novos horizontes podem se abrir para a instituição a curto e a médio prazo.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.