O curso “Ambiente Virtual de Aprendizagem” e a formação de professores: estratégias didáticas diferenciadas para uma capacitação à distância

Autores

  • Oscar Massaru Fujita Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2016v37n1p67

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação a Distância, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Metodologia de ensino e aprendizagem, Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Resumo

O presente texto tem como objetivo descrever os processo metodológico e as estratégias didáticas adotadas no curso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oferecido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR). Este curso foi oferecido na modalidade de Educação a Distância (EAD) entre o período de agosto a dezembro de 2014, com carga horária de 60 horas, tendo como público alunos da Graduação e Pós-Graduação, funcionários e professores das mais diversas áreas do conhecimento desta instituição. Teve como objetivo promover reflexões sobre a inserção das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) no ambiente escolar, oferecer subsídios teóricos sobre EAD e, de forma prática, criar estratégias didáticas para o seu desenvolvimento. Este curso AVA destaca-se por ser o primeiro curso de Extensão Universitária oferecido pela UEL voltado especificamente para a temática EAD e Formação de Professores. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada por meio de observações, percepções e principalmente pelos depoimentos dos participantes. A metodologia adotada no curso foi a Metodologia Ativa de Aprendizagem e as estratégias didáticas baseadas no PBL (Problem Based Learning). De acordo com o apresentado, os resultados foram considerados satisfatórios no tocante a aprendizagem, ao desenvolvimento e aproveitamento dos alunos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Oscar Massaru Fujita, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo USP. Endereço Profissional: Universidade Estadual Paulista – UNESP.

Downloads

Publicado

30.11.2016

Como Citar

FUJITA, O. M. O curso “Ambiente Virtual de Aprendizagem” e a formação de professores: estratégias didáticas diferenciadas para uma capacitação à distância. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 67–76, 2016. DOI: 10.5433/1679-0383.2016v37n1p67. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/25821. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)