O curso “Ambiente Virtual de Aprendizagem” e a formação de professores: estratégias didáticas diferenciadas para uma capacitação à distância
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2016v37n1p67Palabras clave:
Formação de Professores, Educação a Distância, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Metodologia de ensino e aprendizagem, Ambiente Virtual de Aprendizagem.Resumen
O presente texto tem como objetivo descrever os processo metodológico e as estratégias didáticas adotadas no curso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oferecido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR). Este curso foi oferecido na modalidade de Educação a Distância (EAD) entre o período de agosto a dezembro de 2014, com carga horária de 60 horas, tendo como público alunos da Graduação e Pós-Graduação, funcionários e professores das mais diversas áreas do conhecimento desta instituição. Teve como objetivo promover reflexões sobre a inserção das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) no ambiente escolar, oferecer subsídios teóricos sobre EAD e, de forma prática, criar estratégias didáticas para o seu desenvolvimento. Este curso AVA destaca-se por ser o primeiro curso de Extensão Universitária oferecido pela UEL voltado especificamente para a temática EAD e Formação de Professores. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada por meio de observações, percepções e principalmente pelos depoimentos dos participantes. A metodologia adotada no curso foi a Metodologia Ativa de Aprendizagem e as estratégias didáticas baseadas no PBL (Problem Based Learning). De acordo com o apresentado, os resultados foram considerados satisfatórios no tocante a aprendizagem, ao desenvolvimento e aproveitamento dos alunos.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.