Metodologia da problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o ensino superior

Autores/as

  • Neusi Aparecida Navas Berbel Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1995v16n3p09

Palabras clave:

Metodologia da Problematização, Métodos de Ensino, Ensino Superior.

Resumen

Diante da reiterada constatação da predominância da Pedagogia da Transmissão no Ensino Superior, o que caracteriza um ensino centrado no professor e seu saber ao invés da aprendizagem do aluno, neste artigo apresenta-se a Metodologia da Problematização, como uma alternativa metodológica com grande potencial pedagógico para preparar o futuro profissional e cidadã,o, requerido para uma· sociedade em rápidas transformações. O texto foi construído seguindo-se os passos da própria Metodologia: observação da realidade e definição de um problema de estudo, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. As características dessa Metodologia são explicadas, discutidas, analisadas, com apoio em Juan Díaz Bordenave e outros autores e algumas experiências são destacadas como suporte do processo de ação-reflexão, para as hipóteses de solução e aplicações possíveis à realidade do contexto próximo do Ensino Superior, a partir do qual foi formulado o problema.


Biografía del autor/a

Neusi Aparecida Navas Berbel, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR., Brasil, Caixa Postal 6001, CEP 86051-970. Responsável pela Disciplina Didática e Fundamentos do Ensino, cujo desenvolvimento pela primeira vez em 1994, possibilitou aos alunos a realização dos trabalhos que seguem apresentados nesta revista.

Publicado

1995-11-28

Cómo citar

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. Metodologia da problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o ensino superior. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 09–19, 1995. DOI: 10.5433/1679-0383.1995v16n3p09. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/9458. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção Livre