Duas culturas – arte urbana, índio citadino – em contextos (in)culturais

Autores/as

  • Marcos Antônio Bessa-Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Leonardo Reinaltt Simão Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2016v37n2p151

Palabras clave:

Arte Urbana, Índio Citadino, Pós-Colonialismo, Estética Bugresca.

Resumen

“Dois pesos, duas medidas”: um ditado popular que, podemos dizer, se relaciona diretamente à (dis)simulação das fronteiras na arte urbana bem como para a cultura do índio citadino. Mas apesar da iniquidade estabelecer-se para as culturas de toda a América Latina vistas como culturas periféricas, nossa discussão estará concentrada na arte e no índio “civilizados” em Campo Grande, MS-Brasil. Trataremos do processo de civilização forçado (da arte e dos índios locais), postos pelos discursos que tomam da Estética Moderna para edificar fronteiras (di)simuladas, que tomam a produção da arte urbana e a cultura do índio citadino com tratamentos e formas completamente diferentes das estabelecidas para a produção artística do homem branco e do morador dos centros. Partindo deste princípio, a ideia é discutir que apenas a formulação de uma Estética Periférica pode tomar a prática artística ou as culturas excluídas pelos discursos hegemônicos de qualquer “centro” do poder como produção de arte, cultura e conhecimentos pelas suas diversalidades biográficas e geográficas sem o estabelecimento de qualquer ideia de fronteira binária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Antônio Bessa-Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Doutor em Artes Visuais pelo IAR-Unicamp. Professor do Curso de Artes Cênicas (Graduação) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação – PROFEDUC – da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS na Unidade Universitária de Campo Grande – UUCG – Brasil.

Leonardo Reinaltt Simão, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Graduando do 1º ano do curso de Artes Cênicas da UEMS e Bolsista PIBIC/CNPq.

Publicado

2017-06-08

Cómo citar

BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio; SIMÃO, Leonardo Reinaltt. Duas culturas – arte urbana, índio citadino – em contextos (in)culturais. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 37, n. 2, p. 151–162, 2017. DOI: 10.5433/1679-0383.2016v37n2p151. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/26900. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.