Análise do Discurso e o uso dos meios de comunicação na Política Externa de Boa Vizinhança.

Autores/as

  • Isaias Albertin Moraes Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2012v33n2p123

Palabras clave:

Analise do discurso, Política Externa de Boa Vizinhança, Diplomacia cultural, Meios de comunicação

Resumen

O presente artigo, fazendo uso da Análise do Discurso, buscou lançar um olhar na utilização e nos impactos causados pelos meios de comunicação, no Brasil, na Política Externa de Boa Vizinhança do governo de Franklin Delano Roosevelt, presidente dos Estados Unidos da América – EUA de 1933 a 1945. A realização de uma pesquisa que identifique a importância e as aplicações dos instrumentos midiáticos e culturais na Política Externa de Boa Vizinhança justifica-se e encontra sua relevância para melhor aproveitamento e amplo conhecimento dos variados instrumentos das Relações Internacionais. Os meios comunicacionais e a cultura, não raramente, são menosprezados na formulação da política externa dos Estados, porém, quando utilizados estrategicamente, são capazes de agirem sobre o coletivo e as nações, forjando as linhas de influência em dada conjuntura. Primeiramente, o estudo procurou traçar um panorama sobre os preceitos essenciais da Análise do Discurso, valendo-se, mormente, dos estudos de Michel Foucault. Posteriormente, foi realizado um breve levantamento bibliográfico e histórico, de fontes primárias e secundárias, com vistas a apresentar a produção discursiva da Política Externa de Boa Vizinhança e suas principais diretrizes para a América Latina, sobretudo, para o Brasil.  O artigo procurou, ademais, sintetizar, na terceira parte do texto, as premissas fundamentais do uso dos meios de comunicação, essencialmente, a publicidade, o rádio e o cinema, para além de seu caráter informativo e de sua função de entretenimento. De posse desse conjunto de elementos, a pesquisa intentou verificar, no período em questão, a relevância dos mecanismos comunicacionais para construção de valores, entendimentos, ideais e identidades. O trabalho inferiu, por fim, que os aspectos culturais produzidos pela Política Externa de Boa Vizinhança e vendidos aos demais países latino-americanos divulgaram estilos de vida, conceitos, visões e foi uma das primeiras exportações de versões idealizadas do American way of Life.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isaias Albertin Moraes, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ

Pesquisador do Grupo de Análise de Prevenção de Conflitos Internacionais – GAPCon. Mestrando em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ. Especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília – UnB. isaias.moraes@unisul.br

Publicado

2013-03-04

Cómo citar

MORAES, Isaias Albertin. Análise do Discurso e o uso dos meios de comunicação na Política Externa de Boa Vizinhança. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 123–136, 2013. DOI: 10.5433/1679-0383.2012v33n2p123. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/14200. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção Livre

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.