Análise do Discurso e o uso dos meios de comunicação na Política Externa de Boa Vizinhança.

Autores

  • Isaias Albertin Moraes Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2012v33n2p123

Palavras-chave:

Analise do discurso, Política Externa de Boa Vizinhança, Diplomacia cultural, Meios de comunicação

Resumo

O presente artigo, fazendo uso da Análise do Discurso, buscou lançar um olhar na utilização e nos impactos causados pelos meios de comunicação, no Brasil, na Política Externa de Boa Vizinhança do governo de Franklin Delano Roosevelt, presidente dos Estados Unidos da América – EUA de 1933 a 1945. A realização de uma pesquisa que identifique a importância e as aplicações dos instrumentos midiáticos e culturais na Política Externa de Boa Vizinhança justifica-se e encontra sua relevância para melhor aproveitamento e amplo conhecimento dos variados instrumentos das Relações Internacionais. Os meios comunicacionais e a cultura, não raramente, são menosprezados na formulação da política externa dos Estados, porém, quando utilizados estrategicamente, são capazes de agirem sobre o coletivo e as nações, forjando as linhas de influência em dada conjuntura. Primeiramente, o estudo procurou traçar um panorama sobre os preceitos essenciais da Análise do Discurso, valendo-se, mormente, dos estudos de Michel Foucault. Posteriormente, foi realizado um breve levantamento bibliográfico e histórico, de fontes primárias e secundárias, com vistas a apresentar a produção discursiva da Política Externa de Boa Vizinhança e suas principais diretrizes para a América Latina, sobretudo, para o Brasil.  O artigo procurou, ademais, sintetizar, na terceira parte do texto, as premissas fundamentais do uso dos meios de comunicação, essencialmente, a publicidade, o rádio e o cinema, para além de seu caráter informativo e de sua função de entretenimento. De posse desse conjunto de elementos, a pesquisa intentou verificar, no período em questão, a relevância dos mecanismos comunicacionais para construção de valores, entendimentos, ideais e identidades. O trabalho inferiu, por fim, que os aspectos culturais produzidos pela Política Externa de Boa Vizinhança e vendidos aos demais países latino-americanos divulgaram estilos de vida, conceitos, visões e foi uma das primeiras exportações de versões idealizadas do American way of Life.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaias Albertin Moraes, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ

Pesquisador do Grupo de Análise de Prevenção de Conflitos Internacionais – GAPCon. Mestrando em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ. Especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília – UnB. isaias.moraes@unisul.br

Downloads

Publicado

04.03.2013

Como Citar

MORAES, Isaias Albertin. Análise do Discurso e o uso dos meios de comunicação na Política Externa de Boa Vizinhança. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 123–136, 2013. DOI: 10.5433/1679-0383.2012v33n2p123. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/14200. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre