Avaliação do Processo Ensino·Aprendizagem na FAEFIJA
Keywords:
Avaliação, Prática avaliativa, Proposta pedagógica, Trabalho coletivoAbstract
O presente estudo surgiu da constatação da dificuldade demonstrada por alunos e professores da Faculdade de Educação Física de Jacarezinho - FAEFIJA / PR, de realizarem uma avaliação coerente com os princípios democráticos desejados pela escola. Procurou-se desenvolver este trabalho através da Metodologia da Problematizarão, inspirada no "Método do Arco” de Charles Maguerez, durante a realização da Disciplina Didática e Fundamentos de Ensino - Mestrado em Educação / UEL. Algumas situações foram desvendadas, possibilitando, a partir do interesse e necessidade da comunidade em questão, propor hipóteses de solução que estão sendo transformadas em ações concretas e implantadas gradativamente através de um trabalho coletivo.Downloads
References
BERBEL. N. A. N. Metodologia da problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o ensino superior. Semina. Londrina, v. 00, n. 00, p. 1-12, 1994.
BERBEL, N. A. N. Reflexões sobre os aspectos pedagógicos da avaliação no processo ensino aprendizagem no 3º grau. local : FAEFIJA. 1995. 8p. (mimeo)
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Parecer 215/87: reestruturação dos cursos de graduação em educação física, sua nova caracterização. mínimos de duração e conteúdo. Brasília: Conselho Federal, 1987.
HOFFMANN. J. M. L. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré - escola à universidade. Educação e Realidade, Porto Alegre, 4ª edição, p. 41, 1993.
HOFFMANN. J. M. L. Uma parceria entre avaliação mediadora e educação matemática: o inicio de um diálogo. Ensaios, Rio de Janeiro, v. 2, p., out./dez. 1994.
LlBÂNEO. J. C. Didática. São Paulo : Cortez, 1991.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: um ato amoroso. UFBA, 1995. 10p. (mimeo).
LUCKESI, C. C. "Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo. Revista de Educação AEC. Brasília, v. 15, n. 60, p. 23-37, abr./jul. 1986.
LUCKESI. C. C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez. 1995.
MEDINA, J. P. S. O brasileiro e seu corpo: educação e política do corpo. Campinas: Papirus, 1987.
SOUZA, S. Z. L. A prática avaliativa na escola de 1º grau. In: SOUZA, C. P. (org.). Avaliação de rendimento escolar. Campinas: Papirus, 1991. p. 83-106.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopts the CC-BY-NC license for its publications, the copyright being held by the author, in cases of republication we recommend that authors indicate first publication in this journal.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format, remix, transform and develop the material, as long as it is not for commercial purposes. And due credit must be given to the creator.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
The magazine reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes to the originals in order to maintain the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. However, it will respect the writing style of the authors. Changes, corrections or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary.