Avaliação do Processo Ensino·Aprendizagem na FAEFIJA

Autores/as

  • Sueli Carrijo Rodrigues Universidade Estadual de Londrina

Palabras clave:

Avaliação, Prática avaliativa, Proposta pedagógica, Trabalho coletivo

Resumen

O presente estudo surgiu da constatação da dificuldade demonstrada por alunos e professores da Faculdade de Educação Física de Jacarezinho - FAEFIJA / PR, de realizarem uma avaliação coerente com os princípios democráticos desejados pela escola. Procurou-se desenvolver este trabalho através da Metodologia da Problematizarão, inspirada no "Método do Arco” de Charles Maguerez, durante a realização da Disciplina Didática e Fundamentos de Ensino - Mestrado em Educação / UEL. Algumas situações foram desvendadas, possibilitando, a partir do interesse e necessidade da comunidade em questão, propor hipóteses de solução que estão sendo transformadas em ações concretas e implantadas gradativamente através de um trabalho coletivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sueli Carrijo Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina.

Citas

ALMEIDA. C. L. S. A avaliação como aprendizagem de cidadania. Revista de Educação AEC, Brasília, v. 24, n. 94, jan/ mar. 1995.

BERBEL. N. A. N. Metodologia da problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o ensino superior. Semina. Londrina, v. 00, n. 00, p. 1-12, 1994.

BERBEL, N. A. N. Reflexões sobre os aspectos pedagógicos da avaliação no processo ensino aprendizagem no 3º grau. local : FAEFIJA. 1995. 8p. (mimeo)

CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Parecer 215/87: reestruturação dos cursos de graduação em educação física, sua nova caracterização. mínimos de duração e conteúdo. Brasília: Conselho Federal, 1987.

HOFFMANN. J. M. L. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré - escola à universidade. Educação e Realidade, Porto Alegre, 4ª edição, p. 41, 1993.

HOFFMANN. J. M. L. Uma parceria entre avaliação mediadora e educação matemática: o inicio de um diálogo. Ensaios, Rio de Janeiro, v. 2, p., out./dez. 1994.

LlBÂNEO. J. C. Didática. São Paulo : Cortez, 1991.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: um ato amoroso. UFBA, 1995. 10p. (mimeo).

LUCKESI, C. C. "Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo. Revista de Educação AEC. Brasília, v. 15, n. 60, p. 23-37, abr./jul. 1986.

LUCKESI. C. C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez. 1995.

MEDINA, J. P. S. O brasileiro e seu corpo: educação e política do corpo. Campinas: Papirus, 1987.

SOUZA, S. Z. L. A prática avaliativa na escola de 1º grau. In: SOUZA, C. P. (org.). Avaliação de rendimento escolar. Campinas: Papirus, 1991. p. 83-106.

Publicado

2021-11-30

Cómo citar

RODRIGUES, Sueli Carrijo. Avaliação do Processo Ensino·Aprendizagem na FAEFIJA. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 17, n. 1esp, p. 74–84, 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/45089. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção Livre

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.