Avaliação do Processo Ensino·Aprendizagem na FAEFIJA
Palabras clave:
Avaliação, Prática avaliativa, Proposta pedagógica, Trabalho coletivoResumen
O presente estudo surgiu da constatação da dificuldade demonstrada por alunos e professores da Faculdade de Educação Física de Jacarezinho - FAEFIJA / PR, de realizarem uma avaliação coerente com os princípios democráticos desejados pela escola. Procurou-se desenvolver este trabalho através da Metodologia da Problematizarão, inspirada no "Método do Arco” de Charles Maguerez, durante a realização da Disciplina Didática e Fundamentos de Ensino - Mestrado em Educação / UEL. Algumas situações foram desvendadas, possibilitando, a partir do interesse e necessidade da comunidade em questão, propor hipóteses de solução que estão sendo transformadas em ações concretas e implantadas gradativamente através de um trabalho coletivo.Descargas
Citas
BERBEL. N. A. N. Metodologia da problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o ensino superior. Semina. Londrina, v. 00, n. 00, p. 1-12, 1994.
BERBEL, N. A. N. Reflexões sobre os aspectos pedagógicos da avaliação no processo ensino aprendizagem no 3º grau. local : FAEFIJA. 1995. 8p. (mimeo)
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Parecer 215/87: reestruturação dos cursos de graduação em educação física, sua nova caracterização. mínimos de duração e conteúdo. Brasília: Conselho Federal, 1987.
HOFFMANN. J. M. L. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré - escola à universidade. Educação e Realidade, Porto Alegre, 4ª edição, p. 41, 1993.
HOFFMANN. J. M. L. Uma parceria entre avaliação mediadora e educação matemática: o inicio de um diálogo. Ensaios, Rio de Janeiro, v. 2, p., out./dez. 1994.
LlBÂNEO. J. C. Didática. São Paulo : Cortez, 1991.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: um ato amoroso. UFBA, 1995. 10p. (mimeo).
LUCKESI, C. C. "Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo. Revista de Educação AEC. Brasília, v. 15, n. 60, p. 23-37, abr./jul. 1986.
LUCKESI. C. C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez. 1995.
MEDINA, J. P. S. O brasileiro e seu corpo: educação e política do corpo. Campinas: Papirus, 1987.
SOUZA, S. Z. L. A prática avaliativa na escola de 1º grau. In: SOUZA, C. P. (org.). Avaliação de rendimento escolar. Campinas: Papirus, 1991. p. 83-106.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.