Metodologia da problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o ensino superior

Autores

  • Neusi Aparecida Navas Berbel Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1995v16n3p09

Palavras-chave:

Metodologia da Problematização, Métodos de Ensino, Ensino Superior.

Resumo

Diante da reiterada constatação da predominância da Pedagogia da Transmissão no Ensino Superior, o que caracteriza um ensino centrado no professor e seu saber ao invés da aprendizagem do aluno, neste artigo apresenta-se a Metodologia da Problematização, como uma alternativa metodológica com grande potencial pedagógico para preparar o futuro profissional e cidadã,o, requerido para uma· sociedade em rápidas transformações. O texto foi construído seguindo-se os passos da própria Metodologia: observação da realidade e definição de um problema de estudo, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. As características dessa Metodologia são explicadas, discutidas, analisadas, com apoio em Juan Díaz Bordenave e outros autores e algumas experiências são destacadas como suporte do processo de ação-reflexão, para as hipóteses de solução e aplicações possíveis à realidade do contexto próximo do Ensino Superior, a partir do qual foi formulado o problema.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neusi Aparecida Navas Berbel, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR., Brasil, Caixa Postal 6001, CEP 86051-970. Responsável pela Disciplina Didática e Fundamentos do Ensino, cujo desenvolvimento pela primeira vez em 1994, possibilitou aos alunos a realização dos trabalhos que seguem apresentados nesta revista.

Downloads

Publicado

28.11.1995

Como Citar

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. Metodologia da problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o ensino superior. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 09–19, 1995. DOI: 10.5433/1679-0383.1995v16n3p09. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/9458. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre