Cultura alimentar na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2023v44n2p153

Palavras-chave:

Cultura brasileira, Educação, Psicologia, Indústria alimentícia

Resumo

No mundo industrializado, a alimentação tem sido predominantemente baseada no consumo de alimentos ultraprocessados, em detrimento de uma alimentação caseira e natural. Essa mudança tem alterado os hábitos alimentares secularmente estabelecidos e tem contribuído para o surgimento de diversas doenças na população, tais como obesidade, cardiopatias e esteatose, entre outras. No contexto brasileiro, os governos federais democráticos, no período pós-anos 1990 até 2016, implementaram diversas políticas públicas voltadas para a alimentação, com o objetivo de difundir conhecimentos nutricionais e resgatar a importância da cultura alimentar brasileira, que estava sendo substituída pelo consumo de alimentos ultraprocessados. Esse resgate teve como consequência o estímulo de parte significativa da população a modificar seus hábitos alimentares. A apropriação da cultura alimentar pelo indivíduo fortalece sua identidade regional, nacional e cultural, em conexão com a história de seu país. O presente artigo tem como objetivo relatar as ações desenvolvidas junto a estudantes da rede pública de ensino na cidade de Assis, São Paulo, embasadas nos fundamentos teóricos da Psicologia histórico-cultural, com o intuito de fomentar aprofundamentos acerca da constituição histórica e contemporânea da cultura alimentar brasileira. O estudo demonstrou que a educação alimentar e nutricional desempenha um papel fundamental ao proporcionar uma reflexão sobre os padrões de comportamento alimentar, além de fortalecer a história e a identidade do povo brasileiro.

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Biografia do Autor

Antonio Carlos Barbosa da Silva , Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - Unesp

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas, São Paulo, Brasil. Docente do Departamento de Psicologia Social da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Assis, São Paulo.

Marina Coimbra Casadei Barbosa da Silva, Universidade de Marília - UNIMAR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Marília, São Paulo, Brasil. Docente de Psicologia na Universidade de Marília (Unimar), Marília, São Paulo

 

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Publicado

29.12.2023

Como Citar

SILVA , Antonio Carlos Barbosa da; SILVA, Marina Coimbra Casadei Barbosa da. Cultura alimentar na escola. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 44, n. 2, p. 153–162, 2023. DOI: 10.5433/1679-0383.2023v44n2p153. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/47772. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo