Sobre a Revista

A Revista Semina: Ciências Sociais e Humanas é uma publicação semestral de divulgação científica e tecnológica vinculada à Universidade Estadual de Londrina. Publica artigos e resenhas de pesquisadores doutores e doutorandos, preferencialmente de autores externos à Universidade Estadual de Londrina. Mestrandos e graduandos podem publicar em co-autoria com doutores.

Qualis CAPES : B1

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Edição Atual

v. 45 n. 2 (2024): Jogos, Cultura e Conhecimento na Contemporaneidade
Publicado: 31.01.2025

Apresentação

  • Os jogos como práticas pedagógicas e artefatos da cultura contemporânea

    André Bocchetti, Julia Polessa Maçaira, Renata Schlumberger Schevisbiski
    165-170
    DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p165

Dossiê

  • O conceito de jogo no “Oásis da Felicidade”, de Eugen Fink

    Manoel Cardeal da Costa Neto, Thauan Soares
    171-182
    DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p171
  • Technobodies: relations between bodies and technological devices and the becoming in a cybercultural context

    Margarita María Zapata López, Julia Castro Carvajal, Edilberto Hernández González
    183-194
    DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p183
  • “Sociologia em Jogo”: aprender a aprender e cooperar

    Marcela Marques Serrano, Maria Lúcia Martins Cordeiro, Mariana Piran Bom
    195-206
    DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p195
  • Metodologia ativa no ensino de Sociologia: RPG em tabuleiro “Jornada dos Guardiões da Floresta - Jogando com o Familiar e o Estranho”

    Yannka Penha Moreira
    207-218
    DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p207
  • Entre o troféu e o desprezo: a violência de gênero facilitada pela tecnologia contra a mulher no âmbito dos jogos digitais

    Roni Costa Ferreira, Rejane Alves de Araújo
    219-230
    DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p219
  • Maga ou suporte: hipersexualização e imperativos de gênero na construção de personagens femininas em League of Legends

    Soraya Madeira da Silva, Abner Oliveira Lopes da Silva, Pâmela da Silva Rocha
    231-244
    DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p231
  • Videogames e performance de gênero: os casos de Assassin’s Creed Valhalla e Cyberpunk 2077

    Everton Garcia da Costa, Daiane Carvalho, Laryssa Waltter, Nicolas Boldt
    245-258
    DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p245
  • Alegoria, fabulação e narratividade em Final Fantasy VII

    Aluísio Ferreira de Lima, Soraya Madeira da Silva, Thiago Henrique Gonçalves Alves
    259-270
    DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p259
  • Jogos, sociedade e aprendizagem: o desenvolvimento do “República em Jogo Digital” para a II Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro

    Pamela Ketulin Mattos Gomes, Gabriela Almeida Kronemberger, Alexandre Gaudêncio Torres Pinto Júnior, Sarah Mattos Tabosa de Almeida
    271-284
    DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p271
  • RPG e o ensino de Ciência Política: o potencial de sua aplicação em sala de aula

    Rodrigo Mayer
    285-294
    DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p285
  • Jogando com o corpo e movimentando significados

    Samuel Barreto dos Santos, André Bocchetti
    295-306
    DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p295
  • Jogos e brincadeiras: desconstruções dos estereótipos de gênero nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental I

    Marluci Michele de Sousa, Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani
    307-318
    DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p307
  • A experiência com jogos violentos: um estudo qualitativo sobre jogos eletrônicos

    Rafael Felipe Pires Leite, Edna Lúcia Tinoco Ponciano
    319-330
    DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p319
  • O uso de jogos como recurso didático por professores de Sociologia em Minas Gerais

    Andreia dos Santos, Karina Junqueira Barbosa
    331-340
    DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p331
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