Mapas conceituais como estratégia de avaliação

Mapas conceituais como estratégia de avaliação

Autores

  • Nelci Reis Sales de Araújo Universidade Estadual de Londrina
  • Eliana Aparecida Silicz Bueno Química da Universidade Estadual de Londrina
  • Flaveli Aparecida de Souza Almeida Universidade Estadual de Londrina
  • Dionísio Borsato Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2007v28n1p47

Palavras-chave:

Mapa Conceitual, Chaves de pontuação, Tema motivador.

Resumo

O presente trabalho apresenta o mapa conceitual como ferramenta de avaliação. Neste estudo, foi utilizado texto de abertura relacionado com o cotidiano dos alunos. A atividade desenvolvida consistiu em elaborar mapas conceituais, antes e após os trabalhos experimentais. Participaram da avaliação 21 alunos da 1ª série e 22 alunos da 3ª série do Ensino Médio. Os mapas elaborados foram pontuados de acordo com a hierarquia, proposições, palavras de ligação, ligações cruzadas e exemplos. A classificação dos mapas elaborados, antes e após a atividade experimental, foi obtida tendo como base um mapa conceitual de referência. Na classificação, foram verificadas diferenças entre o primeiro e o segundo mapa em ambas as séries e entre os grupos. A elaboração dos mapas conceituais apresentou grande potencialidade como recurso de avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelci Reis Sales de Araújo, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Londrina, graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Estadual de Londrina, graduação em Química Tecnológica pela Universidade Estadual de Londrina  e mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. É professor da rede SEED-Pr.

Eliana Aparecida Silicz Bueno, Química da Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina.

Flaveli Aparecida de Souza Almeida, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina. 

Dionísio Borsato, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina. Cx.P. 6001. CEP 86051-990 – Londrina-PR.

Downloads

Publicado

2007-07-15

Como Citar

Araújo, N. R. S. de, Bueno, E. A. S., Almeida, F. A. de S., & Borsato, D. (2007). Mapas conceituais como estratégia de avaliação. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 28(1), 47–54. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2007v28n1p47

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 
Loading...