Alocação de Potência em Redes de Comunicação Móveis de Múltiplo Acesso: Aspectos de Implementação via Modelos de Verhulst e Perron-Frobenius
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2012v33n2p175Palavras-chave:
PCA, controle de potência, DSP, Perron-Frobenius, VerhulstResumo
Neste trabalho, o modelo de Verhulst e o teorema de Perron-Frobenius são aplicados ao problema de controle de potência em redes de comunicação de múltiplo acesso móveis limitadas por interferência. Analisa-se o compromisso desempenho-complexidade de ambos os algoritmos de alocação de potência (PCA - power control algorithm), bem como são enfatizados aspectos relativos aos custos computacionais inerentes à possibilidade de implementação desses dois métodos no modo distribuído (DPCA - distributed PCA). Como prova-de-conceito, a implementação dos algoritmos é realizada em uma plataforma DSP comercial de ponto flutuante. Os resultados em termos de número de ciclos e tempo de processamento indicam a) viabilidade de implementação do PCA-Verhulst em sistemas celulares 2G e 3G; b) elevado custo computacional para o PCA-Perron-Frobenius.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.