Influência das épocas de manejo químico da aveia-preta sobre a incidência de plantas daninhas e desempenho produtivo do milho
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n2p481Palavras-chave:
Zea mays., Plantas de cobertura, Plantas daninhas, Semeadura direta.Resumo
A semeadura do milho em sucessão ao cultivo da aveia-preta é uma prática amplamente adotada no Sul do Brasil, especialmente em sistema de agricultura conservacionista. A época de manejo da aveia-preta em relação à semeadura do milho é um fator determinante, pois dela depende o tempo de permanência dos resíduos de aveia sobre o solo, podendo ainda interferir na produtividade da cultura sucessora. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da época de manejo químico da aveia-preta sobre os componentes da produção e a produtividade da cultura do milho. O experimento foi desenvolvido na unidade experimental da PUCPR – Campus Toledo, nos anos agrícolas 2008/2009 e 2009/2010, sob delineamento experimental de blocos ao acaso, com cinco tratamentos (semeadura do milho em 0, 7, 14, 21 e 28 dias após o manejo químico da aveia-preta) com quatro repetições. Para cada um dos tratamentos, aveia-preta foi semeada semanalmente, sendo posteriormente manejada no estádio de florescimento por meio químico com 48 g L-1 i. a. de glifosate, na dosagem de 2,0 L ha-1 do produto comercial, utilizando-se um volume de calda de 150 L ha-1, sendo as plantas deixadas intactas no momento da semeadura do milho. As variáveis avaliadas foram produtividade de massa seca da aveia-preta, incidência de plantas daninhas, percentual de plantas de milho emergidas, altura de inserção de espiga, diâmetro basal do colmo, comprimento e diâmetro de espiga, número de fileiras de grãos por espiga, massa de 1.000 grãos e produtividade. A incidência de plantas daninhas decresceu progressivamente com a diminuição do tempo entre o manejo da aveia-preta e a semeadura do milho em ambos os anos agrícolas. A época de manejo da aveia-preta não influenciou a maioria dos componentes da produção do milho, e consequentemente a produtividade de grãos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.