Microbiota termodúrica psicrotrófica proteolítica do leite cru refrigerado
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p267Palavras-chave:
Bacillus pumilus. Cladosporium, Curvularia, Geotrichum, Proteólise.Resumo
Os micro-organismos termodúricos são aqueles capazes de resistir ao processo de pasteurização do leite. Assim, a microbiota do leite pasteurizado é constituída por esses micro-organismos que podem influenciar diretamente na vida sua vida útil. O objetivo do presente trabalho foi identificar a microbiota termodurica psicrotrófica proteolítica do leite cru refrigerado. Foram avaliadas 20 amostras de leite cru refrigerado, plaqueadas e incubadas a 7°C por 10 dias. As cepas isolados foram repicadas em ágar leite para verificação da atividade proteolítica e inicialmente avaliadas microscopicamente e posteriormente identificadas por sequenciamento de DNA. Foi observado apenas um crescimento bacteriano e outros 10 isolados fúngicos termodúricos psicrotróficos em 40% das amostras avaliadas. Todos os isolados foram proteolíticos. O sequenciamento parcial do gene 16S rRNA da cepa bacteriana permitiu a identificação de Bacillus pumilus e a análise da região ITS1-5.8S-ITS2 dos isolados fúngicos os identificou como Cladosporium cladosporioides (60%), Curvularia geniculatus (10%), e Geotrichum candidum (30%). Não foram encontrados estudos anteriores sobre a presença de B. pumilus no leite cru brasileiro. Considerando o potencial deteriorante de todos os isolados e presença de fungos termodúricos psicrotróficos no leite cru, é importante a continuidade trabalhos que avaliem sua resistência térmica e seu impacto na vida útil do leite pasteurizado, longa vida e derivados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.