Ocorrência e caracterização de estafilococos coagulase negativos em mastite subclínica bovina no norte do Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1991v12n1p49Palavras-chave:
Mastite, Estafilococos, Leite.Resumo
Foram examinadas 493 vacas da raça holandesa através do "California Mastitis Test" (CMT) na região Norte do Paraná, com o objetivo de estudar a ocorrência de estafilococos coagulase negativos em mastite subclínica bovina. Destas, 150 (30,4%) foram positivas em um ou mais quartos, perfazendo um total de 225 amostras de leite. Em 98 (43,5%) das culturas foram isolados estafilococos sendo 40 (40,8%) coagulase negativos. Do total de animais pesquisados 37 (7,5%) apresentaram estafilococos e coagulase negativos. Nas provas bioquímicas convencionais e pelo API Staph System foram identificados a nível de espécie 29 (72, 5%) e 30 (75, 0%) culturas respectivamente. Pelos dois esquemas houve uma predominância de S. hyicus, S. chromogenes e S. epidermidis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.