Mastite subclínica bovina por Corynebacterium bovis no norte do Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1991v12n1p41Palavras-chave:
Mastite, Corynebacterium bovis, Bovino.Resumo
Foram examinadas 493 vacas da raça holandesa através do "California Mastitis Test" (CMT), na região Norte do Paraná, com o objetivo de estudar a ocorrência do Corynebacterium bovis na mastite Subclínica. Das 225 amostras de leite positivas no CMT, o C. bovis foi isolado em 58 (25, 77%). A média da contagem microscópica de células somáticas nas amostras de leite com C. bovis foi de 1.032.420 células/ml e a de colônias em ágar-sangue (AS) e "Plate Count Agar" (PCA) 912.88 a 879.63 UFC/ml de leite, respectivamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.