Mastite subclínica bovina por Corynebacterium bovis no norte do Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1991v12n1p41Palavras-chave:
Mastite, Corynebacterium bovis, Bovino.Resumo
Foram examinadas 493 vacas da raça holandesa através do "California Mastitis Test" (CMT), na região Norte do Paraná, com o objetivo de estudar a ocorrência do Corynebacterium bovis na mastite Subclínica. Das 225 amostras de leite positivas no CMT, o C. bovis foi isolado em 58 (25, 77%). A média da contagem microscópica de células somáticas nas amostras de leite com C. bovis foi de 1.032.420 células/ml e a de colônias em ágar-sangue (AS) e "Plate Count Agar" (PCA) 912.88 a 879.63 UFC/ml de leite, respectivamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1991 Elena Mettifogo, Ernst Eckehardt Muller, Julio Cesar de Freitas, Jane Megid, Amauri Alcindo Alfieri, Vanerli Beloti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













