Biomassa de capim elefante e leucena para produção de bioenergia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6p3567Palavras-chave:
Pennisetum purpureum Schumach, Leucaena leucocephala, Energia renovável, Densidade energética, Produtividade potencial.Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a produção de biomassa de capim elefante e leucena no estado do Paraná visando à geração de energia. Foram conduzidos dois estudos de campo no município de Ibiporã, PR (23o S, 51o 01’ W). No primeiro, determinaram-se as curvas de acúmulo de matéria seca da parte aérea com coletas aos 30, 60, 90, 120 e 180 dias após o plantio. No segundo, foi conduzido um experimento em blocos ao acaso, com parcelas subdivididas. Na parcela principal foi avaliada a produção total de biomassa da parte aérea de capim elefante e leucena. Nas subparcelas foram avaliadas as épocas de corte aos 60 e 120 dias de cultivo. Com os dados de biomassa determinaram-se a produtividade total de massa seca da parte aérea (kg/ha) e o potencial de produção de energia proveniente da queima da biomassa do capim elefante, e fez-se a estimativa da produção potencial de biomassa e energia de capim elefante no Paraná utilizando um modelo agrometeorológico. O capim elefante possui características que possibilitam a sua utilização como fonte alternativa de energia. A leucena possui crescimento inicial lento e, portanto, requer estudos por um período mais prolongado a fim de se determinar o seu potencial. As análises de simulação de potencialidade de geração de energia, em função da matéria seca produzida anualmente, mostraram que o capim elefante pode se constituir em uma importante fonte de energia renovável no estado do Paraná.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.