Diagnóstico da brucelose bovina em reprodutores através da soroaglutinação e sêmen plasma aglutinação

Autores/as

  • Danilo Guedes Junqueira Junior Universidade Federal de Uberlândia
  • Anna Monteiro Correia Lima Universidade Federal de Uberlândia
  • Gilson Passos Moraes Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n5p3203

Palabras clave:

Soro sanguíneo, Machos, Monta natural, Doador de sêmen.

Resumen

Brucelose é uma zoonose que nos bovinos tem como principal agente a bactéria Brucella abortus. A doença nos touros é geralmente assintomática e pode haver ausência de anticorpos anti- B. abortus no soro sanguíneo. O presente estudo teve como objetivo principal avaliar a ocorrência da brucelose bovina em reprodutores para isso foram empregados testes oficiais tendo como material o soro sanguíneo e o plasma seminal. Foram utilizados 177 machos bovinos destinados à monta natural ou doação de sêmen. O soro sanguíneo foi obtido através de venopunção da jugular e o plasma seminal através da eletroejaculação. As amostras foram submetidas ao teste de triagem (Antígeno acidificado tamponado) e na segunda etapa, apenas as amostras positivas na triagem foram submetidas ao exame confirmatório (2-mercaptoetanol). Não houveram animais positivos quando utilizado o soro sanguíneo. Para plasma seminal houve 5,06% de touros reagentes. Avaliou-se também se sistema produtivo ou a destinação do animal possuíam associação com resultados positivos. O cálculo de odds ratio demonstrou que os reprodutores bovinos do sistema produtivo misto/leite tem maior risco de infecção para brucelose. Recomenda-se que a técnica de sêmen plasma aglutinação seja feita em conjunto com a soroaglutinação.

Biografía del autor/a

Danilo Guedes Junqueira Junior, Universidade Federal de Uberlândia

Prof. de Epidemiologia Veterinária, Centro Universitário do Triângulo, UNITRI, Uberlândia, MG. Brasil. Discente do Curso de Doutorado em Ciências Veterinárias, FAMEV/UFU, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil.

Anna Monteiro Correia Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Profª Associado I, Laboratório de Doenças Infecto-contagiosas da FAMEV, UFU, Uberlândia, MG. Brasil.

Gilson Passos Moraes, Universidade Federal de Uberlândia

Prof. de Fisiopatologia da Reprodução, Centro Universitário do Triângulo, UNITRI, Uberlândia, MG. Brasil.

Descargas

Publicado

2015-10-21

Cómo citar

Junqueira Junior, D. G., Lima, A. M. C., & Moraes, G. P. (2015). Diagnóstico da brucelose bovina em reprodutores através da soroaglutinação e sêmen plasma aglutinação. Semina: Ciências Agrárias, 36(5), 3203–3210. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n5p3203

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.