Soroepidemiologia da leptospirose em rebanho bovino leiteiro no municíio de Ipameri, estado de Goiás, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p1937Palavras-chave:
Leptospira, Reprodução, SAM, Sistemas de criação.Resumo
A leptospirose é uma doença de distribuição mundial, que oferece riscos à saúde humana e acomete os animais de produção, gerando perdas econômicas ao produtor rural, sendo importante conhecer o perfil epidemiológico da doença em cada região. Esse estudo foi realizado em propriedades rurais do município de Ipameri, estado de Goiás, onde não existia nenhum relato sobre a leptospirose na pecuária leiteira. O objetivo desta pesquisa foi determinar a soroprevalência de leptospirose nos bovinos leiteiros, os soravares presentes e correlacionar os resultados com variáveis que podem favorecer o aparecimento da doença. Para isso foram coletadas 285 amostras de sangue de vacas em lactação e realizado o teste diagnóstico de soroaglutinação microscópica em campo escuro (SAM) contra 15 sorovares de Leptospira interrogans. Aplicou-se um questionário estruturado durante a visita para avaliar os fatores associados à ocorrência da leptospirose. A prevalência encontrada foi de 18,9%, e os sorovares encontrados foram Hardjo, Wolffi, Canicola, Hebdomadis, Australis e Icterohaemorrhagiae. As características das propriedades associadas à presença da leptospirose foram a presença de alterações reprodutivas, presença de roedores, maior produção diária de leite, mão de obra assalariada, grau de escolaridade inferior do produtor.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.