Diagnóstico da brucelose bovina em reprodutores através da soroaglutinação e sêmen plasma aglutinação

Authors

  • Danilo Guedes Junqueira Junior Universidade Federal de Uberlândia
  • Anna Monteiro Correia Lima Universidade Federal de Uberlândia
  • Gilson Passos Moraes Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n5p3203

Keywords:

Soro sanguíneo, Machos, Monta natural, Doador de sêmen.

Abstract

Brucelose é uma zoonose que nos bovinos tem como principal agente a bactéria Brucella abortus. A doença nos touros é geralmente assintomática e pode haver ausência de anticorpos anti- B. abortus no soro sanguíneo. O presente estudo teve como objetivo principal avaliar a ocorrência da brucelose bovina em reprodutores para isso foram empregados testes oficiais tendo como material o soro sanguíneo e o plasma seminal. Foram utilizados 177 machos bovinos destinados à monta natural ou doação de sêmen. O soro sanguíneo foi obtido através de venopunção da jugular e o plasma seminal através da eletroejaculação. As amostras foram submetidas ao teste de triagem (Antígeno acidificado tamponado) e na segunda etapa, apenas as amostras positivas na triagem foram submetidas ao exame confirmatório (2-mercaptoetanol). Não houveram animais positivos quando utilizado o soro sanguíneo. Para plasma seminal houve 5,06% de touros reagentes. Avaliou-se também se sistema produtivo ou a destinação do animal possuíam associação com resultados positivos. O cálculo de odds ratio demonstrou que os reprodutores bovinos do sistema produtivo misto/leite tem maior risco de infecção para brucelose. Recomenda-se que a técnica de sêmen plasma aglutinação seja feita em conjunto com a soroaglutinação.

Author Biographies

Danilo Guedes Junqueira Junior, Universidade Federal de Uberlândia

Prof. de Epidemiologia Veterinária, Centro Universitário do Triângulo, UNITRI, Uberlândia, MG. Brasil. Discente do Curso de Doutorado em Ciências Veterinárias, FAMEV/UFU, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil.

Anna Monteiro Correia Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Profª Associado I, Laboratório de Doenças Infecto-contagiosas da FAMEV, UFU, Uberlândia, MG. Brasil.

Gilson Passos Moraes, Universidade Federal de Uberlândia

Prof. de Fisiopatologia da Reprodução, Centro Universitário do Triângulo, UNITRI, Uberlândia, MG. Brasil.

Downloads

Published

2015-10-21

How to Cite

Junqueira Junior, D. G., Lima, A. M. C., & Moraes, G. P. (2015). Diagnóstico da brucelose bovina em reprodutores através da soroaglutinação e sêmen plasma aglutinação. Semina: Ciências Agrárias, 36(5), 3203–3210. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n5p3203

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.