Extrato de própolis na dieta de machos mestiços (½ Angus vs. ½ Nelore) não castrados terminados em confinamento: desempenho animal, eficiência alimentar e características de carcaça

Autores/as

  • Maribel Velandia Valero Universidade Estadual de Maringá
  • Lúcia Maria Zeoula Universidade Estadual de Maringá
  • Lucimar Pontara Peres Moura Universidade Estadual de Maringá
  • João Batista Gonçalves Costa Júnior Universidade Estadual de Maringá
  • Bruna Bonini Sestari Universidade Estadual de Maringá
  • Ivanor Nunes do Prado Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n2p1067

Palabras clave:

Bovinos, Características de carcaça, Ionofóros, Ruminantes.

Resumen

O presente trabalho estudou a substituição da monensina por própolis sobre o desempenho animal, eficiência alimentar e características de carcaça de bovinos não castrados terminados em confinamento. Os bovinos, mantidos em confinamento durante 70 dias, foram alocados em três dietas: Controle (CON), Monensina (MON) e Própolis (PRO). Os bovinos foram alimentados com silagem de milho, milho quebrado, farelo de soja, ureia, calcário e sal mineral. Ainda, 250mg monensina e 35g própolis/animal/ dia foram incluídos respectivamente nas dietas MON e PRO. O desempenho animal e características de carcaça foram similares (P>0,05) entre as dietas. A ingestão de alimentos foi maior (P<0,05) para os bovinos alimentados com as dietas CON (9.17 kg/dia) e PRO (9.31 kg/dia). A digestibilidade da matéria seca, matéria orgânica e carboidratos foram similares (P>0,05) entre as três dietas. A digestibilidade da proteína foi menor (P<0,05) para os animais alimentados com a dieta CON (55.3%) e similar para as dietas MON (62.3%) e PRO (59.8%). A digestibilidade do extrato etéreo foi maior (P<0,05) para os bovinos alimentados com a dieta PRO (84.6%) e menor para os bovinos alimentados com a dieta COM (73.4%), sendo a dieta MON (80.7%) intermediária. A adição de monensina e própolis não alteraram (P>0,05) a excreção urinária, síntese microbiana e características de carcaça.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maribel Velandia Valero, Universidade Estadual de Maringá

Discente de Pós-Doutorado, Curso do Programa de Pós Graduação em Zootecnia, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Lúcia Maria Zeoula, Universidade Estadual de Maringá

PhD Profª, Deptº de Zootecnia, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Lucimar Pontara Peres Moura, Universidade Estadual de Maringá

PhD Profª, Deptº de Zootecnia, UEM, Maringá, PR, Brasil.

João Batista Gonçalves Costa Júnior, Universidade Estadual de Maringá

Discente de Pós-Doutorado, Curso do Programa de Pós Graduação em Zootecnia, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Bruna Bonini Sestari, Universidade Estadual de Maringá

Discente do Curso de Doutorado, UEM, Londrina, PR, Brasil.

Ivanor Nunes do Prado, Universidade Estadual de Maringá

PhD Prof., Deptº de Zootecnia, UEM, Maringá, PR, Pequisador 1A do CNPq, Brasil.

Descargas

Publicado

2015-04-22

Cómo citar

Valero, M. V., Zeoula, L. M., Moura, L. P. P., Costa Júnior, J. B. G., Sestari, B. B., & Prado, I. N. do. (2015). Extrato de própolis na dieta de machos mestiços (½ Angus vs. ½ Nelore) não castrados terminados em confinamento: desempenho animal, eficiência alimentar e características de carcaça. Semina: Ciências Agrárias, 36(2), 1067–1078. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n2p1067

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 > >>