Método de colheita e superação de dormência na qualidade fisiológica de sementes de Cassia ferruginea
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n2p491Palavras-chave:
Sistema de colheita, Germinação, Sementes duras.Resumo
O método de colheita dos frutos deve ser adequado às características de cada espécie e permitir a obtenção de sementes com máxima qualidade. Sementes de Cassia ferruginea apresentam dormência devido à impermeabilidade do tegumento. Este trabalho teve o objetivo de determinar os métodos de colheita e de superação de dormência mais favoráveis à qualidade fisiológica de sementes de C. ferruginea. O trabalho foi conduzido em dois anos. No primeiro ano, os frutos foram colhidos no chão e as sementes foram submetidas aos seguintes tratamentos de superação de dormência: testemunha (1), escarificação mecânica em lixa número 220 (2), H2O quente por 5 minutos (temperaturas inicial e final de 82 oC e 69 oC respectivamente) (3) e por 15 minutos (temperaturas inicial e final de 82 oC e 51 oC, respectivamente), escarificação química com H2SO4 (95%) por 20, 30, 40, 50, 60, 70 e 80 minutos. No segundo ano as sementes foram colhidas no chão e na planta e as sementes foram submetidas aos tratamentos 1, 2, 3 e escarificação com H2SO4 por 30, 45 e 60 minutos (períodos de imersão em H2SO4 selecionados com base na germinação do experimento anterior). As sementes obtidas de frutos colhidos no chão ou na planta apresentam resposta diferenciada aos tratamentos de superação de dormência. Para a obtenção de sementes de C. ferruginea com máxima qualidade fisiológica, os frutos devem ser colhidos no chão e as sementes devem ser submetidas a escarificação com lixa ou H2SO4 por 30 a 60 min.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.